CONSULTA DE CRÉDITO

História

A Associação Comercial e Industrial de Alfenas foi fundada em 1933, por Dr. João Leão de Faria, cidadão de renome e empreendedor nato, responsável por outras ações que contribuíram para o desenvolvimento sócio-econômico de Alfenas, como a criação da EFOA, hoje UNIFAL, Colégio São José e Escola de Comércio. Em 02/05/1934 foi concedido por aforamento o terreno na Rua das Palmeiras, para construção da sede da Entidade, hoje Rua José Dias Barroso, onde ainda está instalada. Em meados dos anos 1960 a entidade passou por reformas em sua edificação e o grande benemérito deste feito foi o Sr. José Barbosa da Costa, que bancou com recursos próprios a reforma do prédio, sendo restituído posteriormente pelos Associados, sem nenhum tipo de acréscimo nos valores que tinha a receber. Tudo isso por amor a causa empresarial, sendo, portanto, reconhecido como Associado Benemérito. Entre os que muito contribuíram e contribuem com a causa Empresarial, temos.

• Astolpho Lemes
  • Francisco Rodrigues da Cunha Neto
  • Conrado Gomes de Souza
  • João Petenuci Neto

A ACIA nos primórdios de sua fundação não possuía funcionários, vindo a contratá-los a partir da década de 70 e atualmente, possui treze colaboradores, que trabalham nas várias áreas de atuação da entidade.

Desde sua criação, a entidade tem como principal papel defender os interesses da classe empresarial. É constituída formalmente, sendo inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, na Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços de Minas Gerais, Na Confederação das Associações Comerciais do Brasil e presta serviços de relevância não apenas a classe empresarial, mas a toda comunidade alfenense.